quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Estágio Supervisionado

O que é o Estágio Supervisionado?




O estágio curricular supervisionado é um momento de formação profissional do futuro licenciado, seja pelo exercício in loco em instituições educacionais ou outros ambientes próprios de atividades educativas, sob a responsabilidade de um profissional já habilitado.

O estágio é um modo especial de formação teórico-prática que ocorre em instituições educacionais onde o estagiário assume efetivamente o papel de professor e realiza outras atividades do cotidiano educativo previstas no projeto pedagógico, desenvolvendo suas competências.



Objetivos:


Garantir ao futuro licenciado conhecimentos em interação com a realidade educativa a fim de prepará-lo para o exercício profissional.
Acompanhar e refletir sobre aspectos e/ou concepções presentes no cotidiano da gestão educativa em todas as suas dimensões.
Observar e exercer as competências exigidas na prática profissional relativas ao contexto da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Exercer a docência e outras atividades do Projeto Pedagógico em instituições campos de estágio.





Visão crítica na escola


Só construir o conhecimento não basta. Professores devem também ser responsáveis por incentivar o desenvolvimento do pensamento acerca de uma informação.


A professora de estágio Maria Luíza, discutiu com a turma sobre o texto Visão Crítica na Escola, onde foi falado que incentivar uma visão crítica é formar o aluno com poder de argumentar, ele aprende a se posicionar sobre o que aprende.

Foi falado também sobre o fato de que se o professor souber o sentido de trabalhar cada conteúdo, vai poder também transmitir o conhecimento e incentivar um pensamento crítico e voltado para a formação do indivíduo.

Os alunos encontram informações em qualquer lugar, e o papel do professor é estimular a analisar esse conhecimento. Essa portura é cada vez mais exigida do professor dentro da sala de aula.


Foi um mais um momento de grande aprendizagem para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário